segunda-feira, 12 de setembro de 2011

C.I.M. no Brasil-----------Volta ao tempo


*Primeira Fase

. Até a decada de 1990 o mercado era controlado e fechado
. Inflação, controle de preços, especulação financeira, crescimento de empresas públicas e estatais, inercia nos mercados.
. Poucas marcas com grande participação e muitas que juntas não representavam muita importância.
. Mercados pouco segmentados.
. Foco das empresas: Manter seus mercados e seus altos consumos, manutenção da imagem de marca: canalisar a maior parte dos investimentos para a ferramenta propaganda.
. Verbas destinadas aos canais de distribuição eram bastantes reduzidas.
. Poder de barganha na mão dos fornecedores do varejo.
. Mercado de serviços no Brasil pouco desenvolvido.

*Segunda Fase

. Mercado totalmente liberado e aberto no inicio do da decada de 90.
. Formato de controle de preço, pela oferta e procura.
. Neoliberalismo, privatizações, novas empresas multifuncionais, avanço no mercado de serviços.
. Consumidores com menor poder aquisitivo adentram nos mercados, proliferação de produtos e marcas.
. Competição forte entre produtores pela presença de seus produtos através do P.D.V.(Ponto de Venda)
. Muitas marcas operacionais e muita divisão no consumo.

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